Para toda empresa que almeja o sucesso é necessário ter um bom planejamento de operações. E prezar pela qualidade no aspecto logístico dessas operações implica pensar em como suas mercadorias são conduzidas pelas estradas desse nosso país continental. O ordenamento apropriado dos diversos canais de distribuição passa, obrigatoriamente, pela organização dos diversos processos operacionais e respectivos perfis profissionais necessários a atender todas as necessidades de uma estratégia logística.
Mas o que é Logística?
O termo “logística” surgiu no meio militar, onde desde a antiguidade a atividades de transporte e armazenamento de armas e suprimentos eram fundamentais para o sucesso das missões naquele momento.
Para a adequada movimentação das tropas eram necessários estudos sobre os esforços que precisavam ser realizados para que os suprimentos chegassem a um lugar seguro e estivessem disponíveis para quando as tropas precisassem.
A logística pode ser compreendida como planejamento e execução da movimentação e armazenamento de mercadorias. No mundo corporativo, ela é responsável pelo recebimento, armazenamento, manutenção, separação e expedição de mercadorias. No entanto, ela não se limita apenas a operações de carga e descarga de produtos, pois muitas vezes se torna um fator determinante para o sucesso dos negócios. Por isso, a cada dia, mais e mais empresas definem a logística como um setor estratégico para as empresas.
Valorização dos profissionais da logística
Apesar de hoje haver este reconhecimento ao valor estratégico da logística, por muito tempo ela foi considerada apenas como uma área de apoio às operações da empresa. Assim, suas atividades e profissionais envolvidos não eram tão valorizados.
Seu único objetivo era de receber, armazenar e expedir mercadorias, mas com o tempo grandes corporações e empreendedores passaram a ter um olhar estratégico para a logística, pois entenderam que suas atividades influenciavam na lucratividade da empresa.
Assim, ter bons profissionais atuando na cadeia da logística passou a ser cada vez mais importante. O mercado vem reconhecendo e valorizando pessoas que sejam bem treinadas, experientes, éticas e que saibam trabalhar em equipe, isso desde um motorista do caminhão até um gerente de operações logísticas.
Todas as funções no mundo da logística são de extrema importância e queremos falar um pouco sobre as profissões mais comuns dessa área. Como eles atuam? Quais as vantagens e desvantagens da profissão? Como é a vida deles na estrada?
O caminhoneiro
As dificuldades enfrentadas pelos motoristas na estrada são muitas, mas não se pode negar que esta é a etapa crítica do processo de logística rodoviária, portanto executá-la bem é fundamental. Apesar disso as empresas que demandam o transporte acabam esboçando pouca preocupação com os dilemas dos caminhoneiros na estrada. Talvez por isso mesmo tenhamos no Brasil tantos caminhoneiros autônomos, que são verdadeiros empreendedores administrando o seu próprio negócio. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes, 67% dos caminhoneiros brasileiros são autônomos e apenas 33% são empregados.
Planejamento e organização, como estamos falando desde o início, são vitais tanto para um caminhoneiro autônomo como para uma corporação. Alguns, inclusive estão buscando o serviço de Transportadoras Digitais, permitindo que atendam a diversas empresas. Mas claro, para um caminhoneiro autônomo gerir um negócio estando longe de um escritório e muitas vezes dentro de uma cabine de caminhão, não é fácil.
O analista de logística
Esse cargo exige do profissional analisar o desenvolvimento de alternativas viáveis de logística, com o objetivo de adequar os prazos e reduzir os custos da organização. Ele também é responsável por planejar roteiros de entregas, cuidando, exclusivamente, da segurança do transporte.
Gerente de planejamento
Um gerente de planejamento concentra seu foco em elaborar e controlar todas as fases que envolvem o ciclo produtivo, mas principalmente na questão financeira. Assim ele pode garantir que todas as operações possam funcionar com o menor percentual de custo e desperdícios. Além disso, ele também precisará definir ações, recursos necessários e métodos que possam auxiliar nos processos logísticos.
Diretor de Supply Chain
O diretor de supply chain é responsável por realizar o planejamento do setor logístico da empresa. Na questão de aquisição e armazenamento de produtos até transporte, matérias primas, equipamentos, entre outros. Assim é necessário que o profissional estude todas as necessidades em que a empresa possa se encontrar, entendendo como anda o desenvolvimento das fontes de suprimento.
Inovação na logística
Como abordamos, a área de logística está em constante mudança, pois novas realidades de mercado, novas tecnologias e os avanças na infraestrutura exigem rápida adaptação. Diversos recursos têm surgido para melhorar desde as necessidades de uma corporação como a relação entre os diversos profissionais que atuam na cadeia de suprimento.
Dessa forma, se você atua ou pretende atuar em qualquer dessas profissões relacionadas com a área de logística, deve buscar estar atualizado quanto às técnicas mais eficientes e modernas. Empresas como a TruggHub oferecem ferramentas e métodos que melhoram a eficiência das entregas e a otimizam o uso dos recursos, permitindo fluir a inovação no setor logístico.