TruggHub

+55 (41) 3091-8240​

+55 (41) 3091-8228​ (WhatsApp Business)

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ (Clique Aqui!)

TruggHub, uma nova estratégia para a gestão de transporte

A Cowméia acaba de anunciar sua nova estratégia de crescimento para a iniciativa chamada de TruggHub, a startup de tecnologia para transporte e logística da venture builder, que pretende transformar o mercado de movimentação de cargas no Brasil e no mundo.

A operação de desenvolvimento de software para o transporte da Cowméia iniciou em 2009, como uma solução de emissão de conhecimento eletrônico chamada CTe-Web, sendo uma das primeira ofertas SaaS (Software as a Service) para este segmento no Brasil. O rápido crescimento da operação acabou por revelar a enorme demanda por soluções digitais para o setor, o que levou a Cowmeia a complementar a solução com funcionalidades de gestão de operação de transporte.

O CTe-Web gerou significativo aumento de eficiência para os clientes da solução, que passaram a dispor de um sistema que já nasceu web, no modelo de software-as-a-Service,  e compatível com smartphones ou tablets, pronto para integração com sistemas ERP e EDI, além de ser mais rápido e amigável que as soluções convencionais e com toda a parte fiscal controlada digitalmente, reduzindo erros, retrabalho, multas e problemas com a fiscalização que comumente levam a atrasos ou até mesmo perdas na movimentação de cargas.

Mas apesar de todo o ganho que o CTe-Web gerou aos seus clientes, uma dor frequente ainda não estava bem endereçada… o transbordo de demandas de transporte para caminhoneiros autônomos quando a frota própria já estava totalmente alocada. Esta era a oportunidade para mais uma solução!

Um mercado movido por indivíduos

Aproximadamente de 70% da movimentação rodoviária de cargas no Brasil é realizada por caminhoneiros autônomos, portanto é muito comum transportadoras requisitarem transportes avulsos para esses autônomos. Porém, é preciso identificar quem têm um veículo adequado à carga demandada e verificar uma série de requisitos relativos ao caminhão e ao motorista, para que a transportadora possa contratar o seguro para a carga (condição obrigatória para o transporte da carga).

A empresa analisou, portanto, que aplica-se um enorme esforço para identificar o perfil adequado de um autônomo para uma determinada carga e que a comunicação entre os interessados ainda é muito complicada (sendo realizada por WhatsApp na maioria das vezes) e que não há um rastreamento destas atividades e nem integração com os dados fiscais e financeiros da operação.

Existem serviços de bolsas de frete disponíveis, mas que não são mais do que um grande catálogo eletrônico (uma espécie de lista telefônica digital) que não assume qualquer responsabilidade com a confiabilidade dos agentes que utilizam o serviço.

Daí surgiu a grande oportunidade de unificar estes serviços em um grande plataforma de transporte, em que se pode gerenciar a operação de transporte, emitir os documentos fiscais, contratar frete de autônomos, rastrear a carga e realizar todas as atividades que circundam o transporte em um único lugar, com um benefício adicional… CONFIANÇA.

Assim surgiu a startup TruggHub (um acrônimo de “trusty global gear hub”), como uma solução que permite não só a rastreabilidade da carga e das atividades realizadas, mas sobretudo a rastreabilidade do comportamento dos agentes envolvidos na operação de transporte, através de um sistema de rating que acompanha toda a cadeia de transporte.

Não apenas um software… mas uma plataforma

O TruggHub, portanto, foi modelado como uma plataforma da cadeia de transporte, que agrega milhares de ofertas de carga todos os dias e as relaciona com o cadastro de veículos e motoristas que tem em sua base, realizando o matchmaking para disparar a oferta para o perfil adequado de caminhão. Desta maneira, acelera-se o processo de identificação de caminhoneiros autônomos, permitindo a validação de requisitos para análise de risco em poucos segundos (algo que costuma levar horas), com a contratação/averbação automática do seguro e avaliação do motorista e demais agentes após cada frete realizando, o que alimenta um sistema de ranking que favorece novos fretamentos para os melhores participantes da rede, gerando mais negócios.

Ao adotar o modelo de plataforma, o TruggHub amplifica os efeitos de ganho de eficiência e economia na gestão de transporte, com total compliance fiscal, automação de processos, simplicidade de uso e, sobretudo, assegurando uma relação justa e rentável para os autônomos do transporte de cargas. E mais, ao adotar uma API aberta, a plataforma permite a integração de diversas outras soluções de gestão de transporte e logística, como CIOT, averbação eletrônica de seguro, sistemas de pagamento, controle de frota, sistemas financeiros, EDI e até mesmo integração com ERPs de grande porte, como SAP, Totvs, Sênior, Sage e outros.

Agilidade de startup, experiência de veterano

Para realizar esta nova visão, a startup TruggHub incorpora a solução CTe-Web, permitindo que a mentalidade e cultura de uma empresa jovem traga na bagagem a experiência de 10 anos de operação com o CTe-Web, bem como contando com a visão de negócio do Grupo Rodoxisto, um dos investidores desta nova iniciativa.