Já ouviu falar em Transportadora Digital?
O modelo de economia compartilhada do Uber, que transformou profundamente o serviço de táxi no mundo, tem influenciado várias outros setores da economia a também inovar. No transporte de cargas não seria diferente e o setor já tem vivenciado o surgimento das transportadoras digitais, que conectam digitalmente embarcadores e transportadores. O modelo de negócio praticado é muito semelhante ao da Uber, sendo seu principal objetivo utilizar o poder dos smartphones para gerenciar a operação de transporte e melhorar a comunicação com o pessoal que está na estrada. A ideia é melhorar pazo de entrega, diminuir roubo de cargas através de da indicação de rotas mais seguras e otimizar o uso do caminhão através da logística reversa.
A Uberização do Transporte de Cargas no Mundo
Com a popularização da Uber, o transporte de cargas neste modelo começa a se adaptar e a se instalar em meados de 2017, nos Estados Unidos, onde a própria Uber iniciou a operação do Uber Freight, um aplicativo que conecta os caminhoneiros e empresas que desejam realizar o transporte de cargas. Expandindo pela Europa e outros países, e agora no Brasil, algumas empresas começaram a ingressar no mercado para se tornarem a “Uber das Cargas”, mas o mercado ainda é amplo, com muitas características específicas de cada segmento, havendo muitas oportunidades ainda a serem exploradas.
A TruggHub é uma das empresas que disponibiliza este serviço, possibilitando que transportadoras convencionais se transformem numa transportadora digital ou habilitando embarcadores a encontrar digitalmente os melhores arranjos logísticos.
O Modelo de Transportadora Digital no Brasil
O Uber tem como propósito transformar a maneira como as pessoas se locomovem, conectando motoristas de automóveis com pessoas que precisavam se deslocar. Mas com o tempo e percebendo o quão funcional e prático ele poderia ser, tornou-se um conceito de serviços impactando vários setores, incluindo o logístico. Neste modelo, não é necessário procurar por transportadoras para contratar, pois com a plataforma basta anunciar uma demanda de carga e o algoritmo do sistema irá localizar transportadoras aptas a realizar o transporte naquela rota, no prazo certo e nas condições necessária para a melhor performance, com rastreamento em tempo real.
As Vantagens do Modelo de Transportadora Digital
A uberização no setor dos transportes tem trazido diversas vantagens aos operadores de serviços logísticos, dentre as quais destacamos:
- Processos automatizados
O trabalho manual demanda mais tempo, equipes maiores e está sempre sujeito a um número mais elevado de erros. Com processos digitais integrados e automatizados, tudo se torna muito mais preciso, ágil e até mais barato. Então a otimização dos processos de logística é uma vantagem competitiva essencial para todo negócio que tenha no custo do frete um componente significativo. - Informação em tempo real
Com a tecnologia digital a comunicação com as equipes que estão na estrada fica muito mais fácil, pois todos hoje em dia dispões de smartphones. E a partir dos aplicativos de smartphone outras informações são coletadas, mesmo sem a intervenção dos motoristas, como o posicionamento da carga, as ocorrências da entrega, mudanças de rota e comportamento do veículo na estrada. - Mais opções de entrega
Adotando um plataforma digital de gestão de transporte, embarcadores e transportadoras aumentam suas opções e podem ir mais longe com suas entregas, pois passam a ter acesso a uma base de milhares de veículos, espalhados em vários pontos do país e até fora do país, com maior controle sobre documentação, estado dos veículos, histórico e pontuação dos motoristas (as famosas estrelinhas do Uber). Todo o processo é muito mais prático e eficiente, gerando resultados positivos para ambas as partes. - Redução do custo do frete
Todos esses benefícios acabam por impactar no preço, pois ao modernizar seus processos logísticos e contar com mais opções de transporte, os custos acabam também por serem reduzidos a partir da otimização da operação (frete de retorno para não voltar vazio, caminhão com maior taxa de ocupação, rotas otimizadas, agilidade em pagamentos e reembolsos para reduzir o capital de giro, etc.).
E Quem não se Adaptar?
Assim como já vimos em outros mercados, quando os hábitos de consumo mudam as empresas que não se adaptam aos novos modelos não sobrevivem. A necessidade da adoção de novas tecnologias tornam-se praticamente obrigatórias nestes mercados.
Alinhados com todos os benefícios apresentados, não há justificativas para embarcadores e transportadoras não aderirem a uberização de transportes. Quem se movimentar primeiro poderá aproveitar essa vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.
Está esperando o que para começar essa revolução? Experimente grátis e entenda a diferença.