O mercado de transportes e logística tem ganhado mais força e valor no cenário nacional. Aos poucos, estamos entendendo a importância que essa profissão tem, como os caminhoneiros podem afetar desde as necessidades pessoais de um indivíduo até a economia do país. Logo, a procura para ingressar nessa área, como caminhoneiro, tem aumentado constantemente.
Então, se você deseja ingressar neste mercado e entender como começar a carreira, quais cursos, onde conseguir emprego e etc, continue conosco que vamos esclarecer essas dúvidas.
Primeiros passos para se tornar um caminhoneiro
O primeiro passo para se tornar um caminhoneiro é conseguir a habilitação necessária. A carteira de motorista para caminhoneiros precisa ser da categoria “E”, esta categoria permite que o condutor possa dirigir trailers, carretas e articulados, acima de 6 toneladas.
Para adquirir a categoria E, preste atenção em algumas exigências:
- Habilitação há pelo menos 1 ano na categoria “C” ou na categoria “D” e ter no mínimo 20 anos.
- Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.
- Não ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.
- Exame médico em dia.
- Realizar a avaliação psicológica.
- Realizar as aulas práticas e apresentar a comprovação.
- Realizar a prova e ser aprovado nos testes de direção veicular.
Para aqueles que querem transportar cargas perigosas, é necessário a realização de cursos especializados nos assuntos.
Cursos específicos para trabalhar na área
Se você pretende transportar cargas perigosas, que são como: gases comprimidos, liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes, deve se saber que é preciso fazer um curso específico. O curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) é exigido para todos os motoristas que irão transportar produtos como estes citados.
Sem realizar os cursos citados, dificilmente será possível trabalhar como contratado ou autônomo. Esses cursos possuem cargas horáris entre 40 e 60 horas.
Planejamento Financeiro
Quando estamos prestes a dar passos importantes que irá mudar nossas vidas, tudo precisa ser bem planejado para que não haja arrependimentos e para que o seu sonho não passe a se torne um pesadelo.
Os custos de manutenção dos caminhões e a vida na estrada são bem elevado. O controle financeiro permitirá estar sempre preparado para essas situações e ainda conseguir poupar dinheiro para viagens de família, a compra de uma casa própria, etc.
Defina sua forma de trabalho
Com os custos em mente, algo muito importante para a carreira é definir qual será a sua forma de atuação na profissão de caminhoneiro. De maneira geral, existem dois formatos, o autônomo e o empregado.
Normalmente quando você está começando do zero o ideal é iniciar como empregado, dessa forma você evita gastos maiores como a compra de um caminhão, pagamentos de imposto, etc.
Se você já possui relacionamentos na área, conhece um pouco sobre o mercado e deseja ter o seu próprio negócio, você pode ser autônomo, mas ter sua própria empresa pode ser bem trabalhoso.
O uso da tecnologia
Atualmente existem várias opções tecnológicas para ajudar no trabalho dos caminhoneiros, aplicativos para anúncio de cargas, cálculo de frete e aplicativos para a gestão financeiras dos autônomos.
As atualizações são constantes em todos as áreas de trabalho e a de cargas não ficaria de fora então é necessário se manter sempre atualizado para ser um profissional de relevância no mercado.
Começos não são fáceis….
Como em todas as outras profissões iniciar em algo novo não é nada fácil, mas acreditamos que havendo preparo e organização pode ser bem tranquilo iniciar sua profissão como caminhoneiro.
As recompensas da profissão são enormes, viajar o país, quem sabe o mundo conhecer pessoas novas, novos lugares e culturas com certeza tem um grande valor.