TruggHub

+55 (41) 3091-8240​

+55 (41) 3091-8228​ (WhatsApp Business)

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ (Clique Aqui!)

Intermodalidade – Informação estratégica é a chave!

O Governo Federal tem realizado diversos esforços para melhorar a eficiência logística através da intermodalidade. Por isso, entre outras ações, lançou em março de 2018 a Política Nacional dos Transportes, que prevê diretrizes neste sentido.

A proposta certamente traz pontos polêmicos. Porém representa um passo importante na definição de novas estratégias para melhorarmos as condições do transporte no Brasil. Essas mudanças trarão benefícios para caminhoneiros, transportadoras, produtores, exportadores e, em última análise, para cada cidadão brasileiro.

Outro bom efeito disso é que o Governo está desenvolvendo vários estudos que ficarão disponíveis para consulta pelo setor produtivo.

Entre eles estão os estudos sobre intermodalidade. Você sabe o que é isso?

Intermodalidade

Certamente, se você é do setor de transportes, já ouviu este termo. Mas sabe o que ele significa?

Intermodalidade é a possibilidade de conexão entre os vários modos de transporte, de maneira a gerar um processo de escoamento de carga mais eficiente. Portanto, representa a habilidade de passar uma carga de um modal para outro, com ganho de performance, redução de custo, qualidade de entrega, etc.

Um exemplo de intermodalidade pode ser quando uma carga de soja sai de caminhão da fazenda onde foi produzida, passa para um vagão de trem e é descarregada em um porto fluvial. Então faz mais uma etapa do trajeto por rio, para ser novamente carregada em um caminhão para chegar ao destino final.

Portal Caminhos do Brasil

Todos estes estudos sobre intermodalidade e sobre os principais corredores logísticos estratégicos do Brasil estão sendo divulgados no Portal da Intermodalidade.

Este portal, também chamado de Caminhos do Brasil, é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura. Lá tem várias informações muito úteis sobre logística e transportes.

Tudo de forma muito didática, com vários recursos visuais e interativos. Certamente algo feito para facilitar o entendimento.

Uma boa amostra deste material é o infográfico sobre o mapa produtivo da cana-de-açucar… confere aí!

Publicado originalmente no Portal da Intermobilidade, do Ministério da Infraestrutura.
Publicado originalmente no Portal da Intermobilidade, do Ministério da Infraestrutura (ver o original).

E você também pode baixar o estudo completo sobre Corredores Logísticos Estratégicos para o Complexo de Soja e Milho. Enfim, dá para consultar vários outros materiais através da Central Multimídia.

Em resumo, lá tem MUITA informação sobre o nosso setor! Uma importante fonte para tomarmos decisões neste momento em que os transportes no Brasil estão mudando tanto.

Aliás, se precisar consultar mais informações, você também conta com o blog da TruggHub e com a nossa Base de Conhecimento. Lá também tem muita informação que vai te ajudar a gerenciar de forma mais eficiente a sua operação de transporte.

Fique antenado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *