Quem vive o dia a dia da logística está acostumado a se deparar com diversos temos em inglês: supply chain, order fulfillment, logística inbound, logística outbound, entre muitos outros.
Dentre todos esses termos, você saberia dizer o que é logística inbound? “em inglês “in”, quer dizer “dentro”. Ou seja: a logística inbound se trata dos processos logísticos cujo destino final é a própria empresa.
Já na logística outbound, “Out”, em inglês significa “fora”. Então, por sua vez, a logística outbound engloba as rotinas logísticas cujo destino está fora da empresa, ou seja, são os clientes.
Conhecer esses termos logísticos não é o bastante. O importante é saber como aplicá-los corretamente para tornar os processos de supply chain mais precisos, eficientes e baratos para permitir a expanção dos negócios.
Neste texto, vamos aprender o que são logística inbound e logística outbound.
Siga em frente!
Logística Inbound
Este processo envolve desde o abastecimento da companhia até o fornecimento de insumos para o desenvolvimento do produto da empresa.
Nesse sentido, o inbound abrange a negociação com fornecedores, locomoção, descarga e estocagem dos produtos e descarte da matéria-prima. Inclusive, é aqui que entra a logística reversa, tema mais que atual no segmento da cadeia de suprimentos.
Vale lembrar que entre as métricas fundamentais para o bom andamento da empresa dentro de inbound estão os custos com matéria-prima, armazenagem e estocagem, bem como produção e expedição dos produtos.
Logística Outbound
Após todo o processo de recebimento da matéria-prima, estocagem dela e desenvolvimento do produto, vem a etapa de distribuição para o cliente final, que diga-se de passagem pode ser tanto o consumidor quanto um centro de distribuição, por exemplo.
Neste momento, são colocadas em práticas algumas ações como contratar transportadoras ou motoristas autônomos para a entrega, traçar estratégias e o planejamento das rotas para redução do tempo da operação e monitorar o frete.
É sempre importante contar com imprevistos e pensar em outras alternativas para que o produto seja entregue, minimizando assim qualquer possível impacto no negócio.
Conclusão
Como você pode ver, as atividades de Logística Inbound e Outbound desempenham papéis complementares ao sucesso da cadeia de Suprimentos.
Enquanto uma garante que a empresa tenha todos os suprimentos necessários para manter a linha de produção em funcionamento, a outra conecta seus produtos ao comprador final.
Portanto, ambas devem ser cuidadosamente planejadas e executadas para que sua Cadeia de Suprimentos seja a mais eficaz possível e você possa atender às expectativas de seus clientes com facilidade.
Esta publicação te ajudou? Confira essa e outras explicações sobre logística e transporte nosso blog