Você sabe quais são as cargas mais transportadas no Brasil? Ou as mais populares? A variedade é grande, e iremos te contar quais cargas estão mais presentes pelas rodovias do nosso país.
1. Cargas secas
Uma das cargas mais comuns que está presente em nossas rodovias são as cargas secas.
Este tipo de carga refere-se à produtos industrializados e não perecíveis. O motivo de ser uma das cargas mais transportadas é pelo simples fato de que este transporte pode ser feito independente da estação do ano ou do clima, ou seja, são produtos que não exigem cuidados com refrigeração ou temperatura.
Dentro da classe de cargas secas existe uma variedade enorme de produtos. Alguns deles são:
- Madeira;
- Móveis
- Encanamentos;
- Ferragens;
- Materiais para construção;
- Produtos alimentícios como: soja, farinha, cereais, leite em pó, fubá, polvilho, biscoitos, café, óleo, achocolatado, açúcar, macarrão, feijão, pipoca e milho.
- Entre outros.
2. Cargas a granel
Os produtos referente a carga a granel são comuns em lugares como fazendas, mineradoras e agronegócios.
A carga a granel é a mercadoria que é transportadas sem o uso de embalagens, sacos ou caixas, pois são transportadas sempre em grandes quantidades. Esta carga se refere ao material em dois estados: granel sólido e granel líquido.
Granel sólido
A carga em granel sólido corresponde ao transporte de matérias-primas, tais como:
- Soja;
- Arroz;
- Milho;
- Feijão;
- Cereais;
Granel líquido
A carga em granel líquido, como o próprio nome sugere é líquida, mas neste caso quando não é considerada como carga perigosa, tais como:
- Água potável;
- Leite;
- Suco;
- Refrigerante;
- Chá;
- Entre outros produtos líquidos;
3. Cargas frigoríficas e congeladas
Pode se chamar de cargas frigoríficas ou também refrigeradas, são elas substâncias com alta necessidade de refrigeração, classificadas em duas categorias: alimentos perecíveis e congelados.
Existem diversas regras e exigências para estar apto a realizar este transporte, os caminhões que operam este trabalho são preparados e equipados com sistemas que mantém esses alimentos seguros, pois vale destacar que essas mercadorias carecem de cuidados essenciais, já que se trata de produtos que serão consumidos por ingestão humana.
Perecíveis
As cargas frigoríficas/refrigeradas perecíveis encaram alguns desafios, como por exemplo: não é possível transportar esses produtos para longas distâncias. Pelo motivo de que produtos perecíveis podem estragar ao decorrer do tempo, pois passam por um processo de redução de temperatura. Alguns deles são:
- Frutas;
- Legumes;
- Verduras;
- Leite e derivados;
- Entre outros.
Congelados
Cargas congeladas são aquelas que passam por uma alta redução de temperatura até chegar em formação de gelo, podem ser definidas como carga perecível congelada. São elas:
- Carnes;
- Frangos;
- Peixes;
- Frutos do mar;
- Entre outros alimentos congelados;
No entanto, para transportar este tipo de carga, é necessário alguns investimentos em máquinas e recursos, como câmara fria e equipamento de refrigeração, estando sempre atento à temperatura, armazenamento e manutenção dos produtos, além da higienização constante, a fim de garantir a conservação e o resfriamento ideal da carga até o seu destino.
4. Cargas perigosas
As cargas perigosas são materiais que podem gerar riscos à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública. Portanto, elas devem ser manuseadas e transportadas com um cuidado ainda maior.
Para trabalhar com o transporte de cargas perigosas é necessário ter caminhões preparados para o produto específico, mantendo sempre o veículo com símbolos que sinalizem a classificação de riscos. São elas algumas cargas perigosas:
- Gás natural;
- Petróleo;
- Explosivos;
- Sólidos ou líquidos inflamáveis;
- Gases tóxicos;
- Corrosivos ou radioativos;
- Entre outros.
5. Cargas vivas
Pode ser que você não tinha essa informação antes, ou talvez nem imaginava, mas as cargas vivas são uma das cargas mais transportadas pelo Brasil, mesmo que infelizmente, nem todos que efetuam esse transporte estão com os preparos necessários do caminhão e/ou do motorista.
Por ser uma carga muito mais delicada, este tipo de transporte requer motoristas preparados, com especialização e treinamento para operar o transporte.
A carga para o transporte de animais vivos deve ser feita por carroceria fechada, com saídas para ventilação e espaço adequado para cada um, para que os animais não fiquem agitados e estressados durante a viagem, garantindo o bem estar dos animais.
Este tipo de transporte é extremamente fiscalizado, pois exige um cuidado maior. Fique sempre bem informado sobre todas as leis e normas. Os animais mais transportados são eles:
- Vacas;
- Galinhas;
- Porcos;
- Cães e gatos, entre outros.
O transporte das cargas citadas estão sempre com uma alta demanda, entrar para um desses negócios é sem dúvida uma escolha que irá gerar um retorno em breve. Você já trabalha com alguma dessas cargas? Deixe aqui nos comentários para compartilharmos as experiências!